quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O Mar como Património


Foi num ambiente de serenidade mas de confiança, que teve lugar a abertura da exposição Tavira, Patrimónios do Mar, em instalações da Câmara Municipal. Os tavirenses viram a área de exposições do Palácio da Galeria transformarem-se naquilo que é a primeira exposição-piloto para um futuro museu municipal.
para quem conhece a cidade "por dentro", sabe bem da importância deste projecto, num concelho que se vira cada vez mais para o turismo cultural, que neste caso conta com os (hoje) incontornáveis audio-visuais, em vez de apresentar uma colecção de peças arqueológicas - que as há - sem suporte imagético que melhor capte as pessoas para a sua compreensão. É possível visionar uma animação multimédia, um videograma, uma instalação video e mesmo um filme documental rodado na Tavira (como era fantástica!) do princípio dos anos '60.
Parabéns à Rita Manteigas, Comissária, e ao Jorge Queiroz, Director do Museu, cujo empenho à frente de uma equipa multidisciplinar e entusiasta soube concretizar este projecto.

Sem comentários: