quarta-feira, 5 de novembro de 2008

YES WE CAN!

E o "miúdo do nome engraçado" chegou a Presidente. A vitória é clara e não deixa margem para dúvidas sobre a vontade de um povo. Povo que, desiludido com o anterior - e ainda presidente - inquilino da Casa Branca, cuja vida está nas telas portuguesas no filme W de Oliver Stone; gritou bem alto o nome que mais se reproduziu na imprensa dos últimos meses.
Sou dos que gostam de pensar que esse mesmo povo está amadurecido, ainda que à força, por via de uma sucessão de disparates causadores de desilusões, impulsionado por uma geração de novos votantes mais afastados de "políticas de far-west".
Mas basta, porque neste blog não se pretende falar de política. O acontecimento é de assinalar e sublinhar, ocorrendo-me um filme de letra grande, como quase tudo o que vinha do realizador Frank Capra: Mr. Smith Goes to Washington. Traduzido para português como Peço a Palavra, contava a história de Smith (James Stewart), um jovem e ingénuo senador de bom coração, cheio de honestidade e de vontade de trabalhar, que tinha que enfrentar sozinho todo um sistema político criado e alimentado por tubarões ferozes, animais políticos pouco honestos e recomendáveis.
Curiosamente (ou não), esse filme passou há dias na televisão pública. Aos que nunca viram, recomenda-se. Para os que viram ou reviram, a pergunta é: Seria o filme de Frank Capra uma profecia?

Sem comentários: